segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Uma Igreja Acolhedora

  

MAR - Ministério de Acolhimento e Recepção 

Portanto, acolhei-vos uns aos outros,
como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus.  Rm 15:7 


UMA IGREJA ACOLHEDORA 

O MAR se dirige ao público freqüentador da igreja com o propósito de receber cada pessoa de maneira apropriada, cordial e acolhedora visando tornar a vinda das pessoas ao templo uma experiência agradável, conduzindo-as não apenas a um assento, mas sobre tudo, à presença de Deus em louvor e adoração. Porém o que é a igreja?


Igreja é um edifício construído com pedras vivas. "Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo" (1 Pedro 2:5). Estas pedras vivas são chamadas santos e são membros da família de Deus: "Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; na qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito" (Efésios 2:19-22).

Na igreja temos o privilégio de vivermos como pessoas que compartilham da mesma fé já antecipando a comunhão que teremos no céu junto com Deus. E neste convívio nosso caráter é aperfeiçoado. Para exercitarmos o amor é necessário que estejamos próximos, tanto para abençoar, como para ser abençoados.


Quando nos reunimos para adorar a Deus também nos encontramos com nossos irmãos. Não podemos ter plena comunhão vertical sem a correta comunhão horizontal. Não podemos amar a Deus sem amar os irmãos. Não podemos nos deleitar em Deus e ao mesmo tempo não acolher, não dar atenção, não compartilhar as nossas tristezas e alegrias, não cuidar dos nossos irmãos e visitantes.
 

Se o projeto de Deus é que todos nós cheguemos à perfeita varonilidade de Cristo, à maturidade espiritual temos que estar atentos para expressarmos uma acolhida calorosa. A bíblia nos ensina a acolher uns aos outros assim com Deus em Cristo nos acolheu. Não podemos viver numa espécie de santidade umbilical, uma santidade intimista, individualista, apenas verticalizada. Devemos “amarmos uns aos outros” e “ser um só corpo”. Quando nos reunimos como igreja todas as nossas diferenças perdem seu significado porque todos somos um: devemos ter um só pensar, um só sentir e experimentar o mesmo amor uns para com os outros. Somos uma unidade, um só corpo.


Se você gostaria de exercitar a sua comunhão horizontal (entre irmãos) o MAR lhe convida a fazer parte desse ministério para acolher as pessoas que nos visitam. Os interessados podem nos procurar pessoalmente, postar no nosso blog ou escrever para o e-mail do ministério.


3 comentários:

  1. Prezados irmãos, graça e paz.
    Muitas vezes somos surpreendidos por simples atitudes que fazem uma grande diferença em nossa existência. O acolhimento, a atenção, o carinho de alguém que nunca vimos, é impactante quando chegamos pela primeira vez em determinado ambiente. São essas atitudes que nos fazem, muitas vezes, abrir nosso coração e nossa alma para que o Senhor possa adentrar e fazer morada.
    Esse ministério é importante e especial. Que Deus os abençoe ricamente em Cristo.

    Do amado irmão Wilson Durães.

    ResponderExcluir
  2. querido irmão e amado presbítero,

    É com muita felicidade que recebemos a sua tão carinhosa mensagem. De sua parte sempre tivemos, desde a nossa chegada na igreja, carinho e atenção. Além da amizade oferecida os conselhos e cuidados que só um pastor (o presbítero também é um pastor)tem para com os seus amados irmãos. Guardo com carinho todas as sábias palavras que me disse ao pé do ouvido que me disse durante o retiro de casais. Tenho me nutrido delas.

    Que Deus continue derramando de Sua Graça sobre a sua vida, da de Cibelle e dos seus filhos.

    Abraços, Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz meus queridos irmãos!Deus seja louvado e engrandecido por esse ministério de recepções e acolhimento,poque Ele nos direciona quando a vontade é dEle,estou muito feliz por participar junto com voces e tenho a certeza que Deus sempre estará nos fortalecendo e capacitando para toda boa obra...vamos lá!Deus os abençoe.

    ResponderExcluir